sábado, 19 de dezembro de 2009

Grifo



O Grifo é um animal mitológico com cabeça e asas de águia, e corpo de leão. Fazia o seu ninho perto de tesouros e punha ovos de ouro sobre ninhos também de ouro. Outros ovos são frequentemente descritos como sendo de ágata.

A figura do grifo aparentemente surgiu no Oriente Médio onde os Babilónios, Assírios e Persas o representaram em pinturas e esculturas. Voltaire incluiu na sua novela "A Princesa da Babilónia" dois enormes grifos amigos de uma fénix, que transportaram a princesa na sua viagem. Na Grécia acreditava-se que os grifos viviam perto dos Hiperbóreos e pertenciam a Zeus. Em tempos mais recentes, a sua imagem passou a figurar em brasões.

O Grifo simboliza o signo zodiacal da Balança, atribuindo-se-lhe um senso de justiça apurado, valorizar as artes e a inteligência, e o domínio dos céus e do ar.

Fonte: Wikipédia

1 comentário:

Unknown Soldier disse...

Justiça

"Não te poderás considerar um verdadeiro intelectual se não puseres a tua vida ao serviço da justiça; e sobretudo se te não guardares cuidadosamente do erro em que se cai no vulgo: o de a confundir com a vingança. A justiça há-de ser para nós amparo criador, consolação e aproveitamento das forças que andam desviadas; há-de ter por princípio e por fim o desejo de uma Humanidade melhor; há-de ser forte e criadora; no seu grau mais alto não a distinguiremos do amor."

Silva , Agostinho in "Considerações"