terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Stupid Pig



Depois dos 'Pigs', Portugal está agora entre os 'Stupid'

Eudora Ribeiro
09/02/10 08:55 in Diário Económico

Portugal, Espanha e Grécia estão no lote dos 'PIGS'. A Irlanda fecha a lista.

‘STUPID’ é a nova sigla que circula nos mercados para referir os países que podem ser afectados por um efeito dominó em caso de falência da Grécia: Espanha, Turquia, Reino Unido, Portugal, Itália e Dubai.

O acrónimo ‘PIGS' (Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha) parece já ter passado à história. Isto porque o que está agora na ‘boca' dos mercados é a sigla ‘STUPID', uma situação que deve preocupar o Reino Unido. É que apesar de não ser um dos ‘PIGS', o país de sua majestade é considerado ‘STUPID' e como o acrónimo pode ser contagioso, o Reino Unido tem de se distanciar dos outros.

Já Portugal está nos dois grupos, uma situação nada lisonjeira. Mas comecemos pelo primeiro anacronismo. A expressão 'PIGS' foi muito utilizada em 2008 por jornalistas britânicos e norte-americanos para se referirem aos quatro países europeus: Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha, que partilham problemas de défices elevados, um histórico de grandes níveis de endividamento e altas taxas de desemprego.

A sigla voltou 'à baila' depois de Grécia, Portugal e Espanha terem atraído a atenção dos mercados devido ao desequilíbrio das contas públicas e subida dos indicadores de dívida. Os 'PIGS' (porcos em português) são os quatro países que estão a dar mais dores de cabeça ao conjunto da zona euro e ninguém quer entrar no grupo.

Mas a sigla 'PIGS' já tem ' sucessora' e, na semana passada, o Barclays Capital até avisou os seus analistas que a expressão teria de deixar de ser usada nos relatórios produzidos pelo banco.

Depois dos 'PIGS', chegam os 'STUPID'

Os especialistas começam agora a usar uma outra expressão para denominar os países que seriam afectados pelo efeito dominó em caso de falência da Grécia: os 'STUPID' (estúpidos) que é a sigla em inglês para Espanha, Turquia, Reino Unido, Portugal, Itália ou Irlanda e Dubai.

Hugo Dixon, colunista da Reuters, considera que o Reino Unido tem de se distanciar deste grupo e deixa três conselhos para o conseguir. São dicas que podem servir de exemplo para outros países na lista como Portugal.

Em primeiro lugar, os políticos devem evitar qualquer comparação entre o Reino Unido e a Grécia. Mas segundo o mesmo colunista, David Camerson, o líder do partido conservador da Oposição, está a cometer o grave erro de sublinhar as semelhanças entre Reino Unido e o país helénico. Esta postura, escreve Dixon, pode, no limite, ajudá-lo nas eleições, que devem realizar-se em Maio, mas quanto mais a Grécia e o Reino Unido forem associados, pior.

Em segundo lugar, diz, o Governo precisa de produzir um orçamento credível, possivelmente em Março. Num cenário ideal, este orçamento teria de incluir cortes fiscais suficientes para mostrar que o Reino Unido, que está a braços com um défice previsto de 13% do PIB este ano, adopta uma postura responsável.

Por último, o Governo deve identificar todas as possíveis formas da crise se alastar ao Reino Unido e desenhar os necessários planos de contingência.

Escreve o colunista, que se o Reino Unido não se proteger desta forma será verdadeiramente ‘stupid'.

1 comentário:

Unknown Soldier disse...

Em cenários rocambolescos, em tragédias palacianas, em crises financeiras, em burlas, em cenários de crise eminente, “nós” os verdadeiros machos latinos estamos lá...viva Portugal e o seu “dolce fare niente”...o que é preciso é que haja rotatividade na “gamela” e ai sim, brilhamos tal qual “PIGS” que somos, e é obvio que a Velha Europa fica a ver estupefacta com as lições de "alto gabarito" tipo “FreePort” e a reedição Director´s Cut de “La Piovra” (agora com protagonistas nacionais).
Porém o medo assola os nossos “eternos aliados” (os “bifes”, claro), pois pode existir um surto de “gripe suína económica”, e ai eles são “estupidificados” (não é que já não o sejam) no âmbito da economia Europeia...
Quanto a mim isto tudo são é “balelas”(eheheheh, como vai dizer o nosso governinho) penso que o que está acontecer é que eles (governo português) estão em meditação Zen...ora, vejam lá a música deles...loooooooool

http://www.youtube.com/watch?v=22Ia1Ed6ohM