quarta-feira, 21 de maio de 2008

Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa


Esta Ordem foi instituída pelo Rei D. João VI, em 6 de Fevereiro de 1818, no Rio de Janeiro. Pretendeu o Rei, Grão-Mestre desta nova Ordem Militar leiga, assinalar a sua subida ao trono e homenagear a padroeira nacional, agradecendo-lhe a resistência popular e militar que permitiu ao nosso País sobreviver às invasões napoleónicas.

Pelo alvará de 10 de Setembro de 1819, foi fixada a constituição da Ordem, que não deveria exceder 12 grã-cruzes, 40 comendadores, 100 cavaleiros e 60 serventes. No entanto, todos os membros da Família Real receberam a categoria de Grã-Cruzes, extra-numerários.

O Grau de Grão-Mestre seria exclusivo do Soberano. A Grã-Cruz seria de natureza honorária, e atribuída aos detentores de títulos; a Comenda seria conferida "aos que tiveram filhamento de fidalgo na Casa Real"; o grau de Cavaleiro seria concedido "aos nobres e empregados que serviam ao Rei ou merecerem sua real contemplação".

Até à sua extinção em Outubro de 1910, pelo Governo provisório da recém proclamada República, foram distinguidas com esta Ordem várias personalidades, essencialmente oriundas da nobreza e da aristocracia.

No entanto, quer o Rei D. Manuel II, no exílio, quer os Duques de Bragança, que lhe sucederam, continuaram a utilizar as insígnias desta Ordem, reabilitada em 1983 pelo Duque de Bragança. Desde então, e na sua nova veste de Ordem dinástica honorífica da família real portuguesa, têm vindo a ser distinguidas em Vila Viçosa várias personalidades, na festa de 8 de Dezembro.

Nesta data celebra-se a solenidade da Imaculada Conceição, Padroeira Principal de Portugal, e dá-se a peregrinação anual ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, que foi erigido cabeça desta Ordem por D. João VI.

A insígnia da Ordem, desenhada por Jean Baptiste Debret, em 1818, é constituída por um medalhão coroado, em forma de estrela, com um círculo central com a sigla "AM", e a inscrição "Padroeira do Reino".

Os correspondentes graus são, em ordem decrescente:Grão-Mestre, Grã-Cruz, Comendador, Cavaleiro e Servente.

Sem comentários: