domingo, 6 de setembro de 2009

Sidney Reilly


Esta série sai mesmo do baú das recordações - passou na RTP há uns largos anos, e deixou-me uma bela recordação pela sua qualidade.
Foi portanto com grande satisfação que a adquiri e revi.
Cognominado "Às dos Espiões", Sidney Reilly - nascido Georgi Rosemblum - iniciou a era da espionagem moderna. Inteligente e culto, cínico e apaixonado, revolucionou toda a atitude dos serviços secretos britânicos com o seu profissionalismo desapiedado, movendo-se com o maior dos à-vontades entre a França, a Rússia Czarista, e o Império Alemão - falava fluentemente sete idiomas, incluindo o russo, sua língua materna - e mais tarde, embrenhando-se nos meandros da Revolução Bolchevista.
O seu exemplo terá inspirado Ian Fleming a criar James Bond.
Neste excelente série - com a chancela da Thames - é retratado por um jovem Sam Neill, secundado por alguns óptimos actores que viriam a dar que falar nas décadas seguintes.
Paradoxalmente - dado tratar-se de uma série de época, passada entre finais do sec. XIX e o primeiro quartel do sec. XX - é como que uma lufada de ar fresco retroactiva.... em relação a toda a parafernália de efeitos especiais a que Hollywood nos vem habituando.
Em suma, diversão pura, aliada a alguma pedagogia, atento o rigor histórico que acompanha o romance...
e convenhamos que ouvir um pouco de Inglês tal como então se falava nas terras de Sua Majestade é sempre um agradável exercício auditivo...

1 comentário:

Flip disse...

Estou como o miúdo do anúncio das "sopas".. EU GUOSTO!!! e muito..