sexta-feira, 1 de maio de 2009

Duas Bocas


A fonte dos teus olhos me confunde às vezes
Sonho lágrimas galgo brilho
Garimpo risos, colho paixão.

Os teus olhos são matreiros e escondem vontades
ora no silêncio contido
ora no gesto contado

Às vezes, fazem furor
Às vezes, trazem maldades
Por vezes suores.

Teus olhos saídos das águas sedentas
buscam meus olhos
carentes de tua paixão.Jornal de Poesia - Pedro Cabral
Pedro Cabral

3 comentários:

Flip disse...

"Reconheço, não sei se com tristeza, a secura humana do meu coração. Vale mais para mim um adjectivo que um pranto real da alma. (...)
Mas às vezes sou diferente, e tenho lágrimas, lágrimas das quentes dos que não têm nem tiveram mãe; e meus olhos que ardem dessas lágrimas mortas ardem dentro do meu coração. (...)"

Bernardo Soares, 'Livro do Desassossego'

Unknown Soldier disse...

"Eu considero inteligente o homem que em vez de desprezar este ou aquele semelhante é capaz de o examinar com olhar penetrante, de lhe sondar por assim dizer a alma e descobrir o que se encontra em todos os seus desvãos. Tudo no homem se transforma com grande rapidez; num abrir e fechar de olhos, um terrível verme pode corroer-lhe as entranhas e devorar-lhe toda a sua substância vital. Muitas vezes uma paixão, grande ou mesquinha pouco importa, nasce e cresce num indivíduo para melhor sorte, obrigando-o a esquecer os mais sagrados deveres, a procurar em ínfimas bagatelas a grandeza e a santidade. As paixões humanas não têm conta, são tantas, tantas, como as areias do mar, e todas, as mais vis como as mais nobres, começam por ser escravas do homem para depois o tiranizarem.

Bem-aventurado aquele que, entre todas as paixões, escolhe a mais nobre: a sua felicidade aumenta de hora a hora, de minuto a minuto, e cada vez penetra mais no ilimitado paraíso da sua alma. Mas existem paixões cuja escolha não depende do homem: nascem com ele e não há força bastante para as repelir. Uma vontade superior as dirige, têm em si um poder de sedução que dura toda a vida. Desempenham neste mundo um importante papel: quer tragam consigo as trevas, quer as envolva uma auréola luminosa, são destinadas, umas e outras, a contribuir misteriosamente para o bem do homem."

Nicolau Gogol, in 'Almas Mortas'

Ana disse...

Belíssimo poema!!