domingo, 12 de setembro de 2010

Penso Em Ti No Silêncio da Noite, Quando Tudo é Nada

















Penso em ti no silêncio da noite, quando tudo é nada,
E os ruídos que há no silêncio são o próprio silêncio,
Então, sozinho de mim, passageiro parado
De uma viagem em Deus, inutilmente penso em ti.

Todo o passado, em que foste um momento eterno
E como este silêncio de tudo.
Todo o perdido, em que foste o que mais perdi,
É como estes ruídos,
Todo o inútil, em que foste o que não houvera de ser
É como o nada por ser neste silêncio nocturno.

Tenho visto morrer, ou ouvido que morrem,
Quantos amei ou conheci,
Tenho visto não saber mais nada deles de tantos que foram
Comigo, e pouco importa se foi um homem ou uma conversa;
Ou um povo omitido do mundo,
E o mundo hoje para mim é um cemitério de noite
Branco e negro de campas e árvores e de luar alheio
E é neste sossego absurdo de mim e de tudo que penso em ti.

Álvaro de Campos (1933)

1 comentário:

Ana disse...

Lindo!!!

"Em que pensar, agora, senão em ti? Tu, que/ me esvaziaste de coisas incertas, e trouxeste a/
manhã da minha noite. É verdade que te podia/ Dizer “ Como é mais fácil deixar que as coisas/ não mudem, sermos o que sempre fomos, mudarmos/
apenas dentro de nós próprios?” Mas ensinaste-me/ a sermos dois; e a ser contigo aquilo que sou,/ até sermos um apenas no amor que nos une,/ contra a solidão que nos divide. Mas é isto o amor:/
ver-te mesmo quando te não vejo, ouvir a tua/ voz que abre as fontes de todos os rios, mesmo/ esse que mal corria quando por ele passámos,/
subindo a margem em que descobri o sentido/ de irmos contra o tempo, para ganhar o tempo/ que o tempo nos rouba. Como gosto, meu amor,/
de chegar antes de ti para te ver chegar: com/ a surpresa dos teus cabelos, e o teu rosto de água/
fresca que eu bebo, com esta sede que não passa. Tu:/ a primavera luminosa da minha expectativa,/ a mais certa certeza de que gosto de ti, como/ gostas de mim, até ao fim do mundo que me deste."

Nuno Júdice, in "Pedro, Lembrando Inês"