sábado, 19 de maio de 2007

"As ilhas são libertadoras, não uma prisão"



Imaginem uma personagem de Salgari, mistura de Indiana Jones com Jacques Cousteau, e terão uma ideia de quem é este Biólogo Marinho e Professor Doutor.



Licenciado em Engenharia Zootécnica, Mestre em Biologia Marinha, a sua tese de Doutoramento incidiu sobre os peixes costeiros de ambientes arenosos e as poças de maré no litoral de Santa Catarina, Brasil.

Músico, pintor e "mâitre de cuisine", faz desenho científico e é um dos mais prolíficos cientistas europeus da sua área, atenta a qualidade e quantidade dos livros e textos científicos que regularmente publica, no nosso País e no estrangeiro.


Foi atleta federado de hóquei em patins, esgrima, taekwondo, saltos para a água e natação.


Apesar de ter sido atacado quatro vezes por tubarões, dedica-se à caça submarina, tendo-lhe as suas capacidades valido o patrocínio da marca multinacional Picasso - e , bem assim, o título de bicampeão nacional da modalidade em seniores B.


Docente da Universidade dos Açores e de diversas Universidades estrangeiras – nomeadamente brasileiras – pertence a várias organizações e sociedades científicas, dirigindo estágios, mestrados e doutoramentos.


Conversador incansável, partilha a inacreditável saga da sua família e os seus vastíssimos conhecimentos sobre as mais diversas áreas com uma generosidade e simpatia absolutamente cativantes... levando os seus fascinados ouvintes em viagens pelo Mundo e pela História, desde o leito de morte da Imperatriz-Mãe na Cidade Proibida às selvas insulares do Pacífico, em busca do sabre de Yamamoto, das profundezas do Oceano ao bulício de Macau..

Aqui fica o testemunho do imenso prazer que foi conhecer... João Pedro Barreiros.






1 comentário:

Anónimo disse...

"Sozinho frente ao mar
busco outro sol no sol que vai ao fundo

e há uma voz a chamar
no outro lado do mundo"

Manuel Alegre

BRAVO!!